Menu
Principal
Aviso
aos Leitores | O que é o LASIK? |
Informações sobre o LASIK |
(FAQ) | Como é a cirurgia?
Problemas e
Complicações | Resumo Geral |
Contatos Médicos |
Considerações Finais | CiruBLOG |
Bibliografia
Como é a cirurgia? (testemunhal)
Vou aqui descrever o que aconteceu comigo durante a cirurgia. É claro que é possível que haja alguma diferença de técnica entre cada clinica/médico, portanto fique a vontade para conversar com seu oftalmologista ANTES da cirurgia. Lembre-se também que cada caso é um caso. Bem, antes da cirurgia
em si você é levado à uma sala de preparação onde você vai colocar um
avental, touca e uma sapatilha de tecido sobre seus calçados. Logo
após eu fui levado à uma salinha e iniciou-se os exames
pré-operatórios.
As imagens a seguir foram retiradas dos sites:
http://www.bausch.com.br/br/vision/concerns/surgery/procedure.jsp
A hora da cirurgia chega e eu entro na sala, parece uma eternidade. Eu deitei em uma maca confortável e cirurgia começa com a assepcia local (alguns líquidos são passados com os olhos fechados em todo o rosto), depois colocam um afastador que serve para você não piscar...na verdade acho que esse afastador é a pior parte, pois a assistente mesmo colocando com muito cuidado, machuca um pouco a pálpebra. Logo após você é empurrado para de baixo do equipamento (a maca é móvel). Eles iniciam colocando alguns esparadrapos e um paninho com o meio cortado. Também colocam um tampão (que impede a visão) do olho que não será operado. Logo após eles pingam uma “dúzia” de colírios diferentes.
O médico remove o microceratomo e o anel e sua visão fica levemente embassada. A melhor descrição é “como olhar pro céu estando embaixo de água em uma piscina”, não se preocupe, pois é normal. Então mais colírios e é hora do laser. Abaixo é possível ver a lamela sendo removida (não doi nada e denovo ESSA NÀO É A MINHA CIRURGIA, apenas desenhos que eu achei no google)
Depois, a lamela corneana é cuidadosamente recolocada em sua posição original. A lamela adere à córnea naturalmente, devido à pressão intra-ocular (não são necessários pontos). Assim que a lamela voltou ao lugar eu sabia que tinha tido sucesso pois eu enxergava mais nitidamente... nesse ponto a enfermeira disse que deu tudo certo. Após isso eu senti um ventinho parecido como se alguém assoprasse dentro do meu olho por uns 20 segundos aproximadamente.... e depois ela iria colocar o tampão... o outro olho foi liberado e ocorreu da mesma maneira... O segundo olho à ser operado foi o esquerdo... parece que foi mais rápido ainda... muito tranqüilo. No fim da cirurgia do segundo olho a enfermeira pede para você fechar o olho e faz uma limpeza (pelo menos é o que parece). Ela pede para você ficar sentado e aí você já pode abrir o olho... incrível, eu saí da sala enxergando melhor do que quando entrei (sem óculos)... claro que ainda tava MUITO embassado... mas melhorou bastante nos primeiros 10 minutos.... Fiquei na sala de espera denovo por cerca de 10 minutos até que o médico voltou e começou os exames pós-operatórios, que na verdade é ver seu olho no microscópio.. ele vai lhe dar uma receita médica para os colírios e medicamentos dos próximos dias. E eu estava pronto para ir pra casa. Durante a volta eu estava bem incomodado com luzes ou reflexos de vidros dos carros na Rod Dom Pedro, mas tudo deu certo. O ideal é que nas primeiras duas ou três horas após a cirurgia que você fique de repouso. O mais difícil foi ficar sem assistir TV por dois dias J Mais imagens em:
http://home.earthlink.net/~dfitler/just_before_surgery.htm
|